sábado, 5 de novembro de 2011

Conspiracão Pólvora




Era em 5 de novembro de 1605 que a Conspiração da Pólvora devia ter dado certo. Não deu, mas foi o começo de uma linha nova de pensamento mencionada na música “Remember”, de John Lennon, e em “V de Vingança”, quadrinho de Alan Moore e David Lloyd e filme de James McTeigue.

Não sabe do que se trata?
Um grupo de católicos ingleses queria assassinar o Rei Jaime I e grande parte da aristocracia protestante. Afinal, as pessoas de diferentes religiões estavam sendo tratadas de forma diferente pelo Estado e a gota d’água, que deu início aos planos, foi quando a Princesa Elizabeth, de 9 anos, foi declarada chefe de estado.
O plano era, além de sequestrar uma criança da realeza e incitar uma revolta, explodir o parlamento do país numa sessão no qual todos esses fidalgos estariam presentes. Foram estocados 36 barris de pólvora sob o prédio e o responsável pela detonação de tudo seria um cara chamado Guy Fawkes como especialista em explosivos.
Porém os conspiradores notaram que o ato poderia levar à morte de diversos inocentes e defensores da causa católica, portanto enviaram avisos para que alguns deles mantivessem distância do parlamento no dia do ataque. Para infelicidade dos conspiradores, um dos avisos chegou aos ouvidos do rei, o qual ordenou uma revista no prédio do parlamento. Assim acabaram encontrando Guy Fawkes guardando a pólvora.


Ele foi preso e torturado, revelando o nome dos outros conspiradores. No final foi condenado a morrer na forca por traição e tentativa de assassinato. Os outros participantes revelados por Fawkes acabaram também sendo executados.

Ainda nos dias de hoje o rei ou rainha vai até o parlamento apenas uma vez ao ano para uma sessão especial, sendo mantida a tradição de se revistar os subterrâneos do prédio, antes da sessão.

Do mesmo modo foi mantida a tradição de celebrar no dia 5 de novembro a Noite das Fogueiras. Nesta noite é tradição malhar e queimar em fogueiras, bonecos que representam Fawkes, e soltar fogos de artifício.

Uma rima tradicional foi criada em alusão à Conspiração da Pólvora:

"Remember, remember, the 5th of November
The gunpowder, treason and plot;
I know of no reason, why the gunpowder treason
Should ever be forgot."

Tradução livre:

"Lembrai, lembrai, o cinco de novembro
A pólvora, a traição e o ardil;
Eu não conheço nenhum motivo, pelo qual a traição da pólvora;
Devesse jamais ser esquecida."
Há mais versos que se seguem a estes, dos quais alguns costumam não ser mais usados por serem ofensivos.

A data, aqui no Brasil, nem é lembrada, mas as ideias – especialmente agora, que temos um novo governo – precisam ser revistas para mantermos em mente que o poder é do povo.

Link para o discurso do Guy Fawkes, filme V de Vingança ( bom demais esse discurso).

Mascara


Essa mascara é do personagem V. de Vingança que por sua vez é baseada no soldado Gui Fawkes. Quem quiser vestir uma mascara dessas aqui está uma alternativa barata.
Você só vai precisar de imprimir, cola, tesoura e paciência. \o




Nenhum comentário:

Postar um comentário