quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Como organizar uma festa infantil


Como o Otaku no ie completou 5 anos no mês passado, organizamos uma festa especial para está data, que foi uma festa infantil. Para está festa utilizamos essas 8 etapas para a organização do evento.
E resolvemos posta-las aqui na net, para que outras pessoas que estão organizando este tipo de festa, consigam faze-las com mais facilidades.

Aqui temos 8 etapas a serem planejadas e cumpridas para a realização duma festa infantil com sucesso. Com essas etapas, você poderá organizar vários tipos de festas com mais facilidade.

  • Plano da festa
  • Lista dos convidados
  • Definição da data e horário tendo em conta os próximos factores
  • Definição do local da festa
  • Escolha o tema da festa
  • Alimentação
  • Lazer na festa
  • Plano do roteiro da festa

1. Plano da festa

O primeiro passo é o de planear a festa. Sente-se com o aniversariante e descubra que tipo de festa ele gostaria de ter.
Então verifique se seu orçamento, criatividade e energia comportam este desafio.Se a resposta for não, faça uma adaptação na idéia possível.

Se puder, tenha um “ajudante” na organização. Desde o início da organização da festa, deve ser uma pessoa de sua confiança participara desde a estrutura do evento.

No nosso caso, optamos por uma festa simples, mas com games, doces e salgadinhos.
2. Faça a lista dos convidados

Está etapa é muito importante para que não falte nada em sua festa.
Em comece a listar todos os seus convidados e seriamuito importante que outras pessoas da família também pudessem analisar a lista, para que ninguém fique de fora.

Após ter feito a lista considere que aproximadamente 15% das pessoas deixarão de vir, e isso realmente acontece e as vezes acabma sobrando comidas e bebidas por conta disso.

3. Defina a data e horário levando em conta os próximos fatores:

Festa de Fim-De-Semana
As festas de fim-de-semana geralmente têm um maior número de pessoas, pois quando a criança é convidada, ela acaba levando os irmãos, ou até mesmo os pais.
Festas Durante a Semana
É raro acontecer, pois o numero de pessoas costuma ser bem menor por inúmeros motivos desde o irmão(ã) muitas vezes tem outras atividades ou a criança convidada , os pais que trabalham, não o podem ir buscar e depois etc.

Festa Dentro Da Escola
As festas realizadas no interior da escola são as mais econômicas pois o número de convidados se restringe as crianças sem a presença dos pais,irmãos, etc. Este tipo de festa é recomendado a partir dos 5 anos de idade.

Se a festa for em Buffet Infantil, geralmente o custo é menor que em outros horários e a duração da festa também é menor.


4. Defina o local da festa

Se você deseja fazer a festa num buffet infantil, é importante definir o local com pelo menos 3 meses de antecedência. Antes de escolher o local, visite o mesmo e verifique se o mesmo tem condições para receber as crianças convidadas.

Além da estrutura do local, é interessante que o mesmo esteja localizado num local de fácil acesso, de preferência próximo da escola ou região onde predominam os convidados e o(a) aniversariante.

Se pretende fazer a festa em casa, deve verificar a disponibilidade de data se for utilizar o salão do Condomínio e conte que terá muito mais trabalho pela frente, o que tornará a festa também mais gratificante para quem a organiza. As vantagens da festa em casa são, efetivamente, a de tornar o evento mais ao seu gosto.
E neste caso se não pretender oferecer uma grande estrutura, o custo será menor e o horário da festa é também mais flexível.
5. Escolha o tema da festa

O tema deve estar relacionado com a idade do(a) aniversariante. Além disso é necessário verificar se o personagem escolhido está disponível, pois às vezes, trata-se de um tema novo que ainda não oferece opções no mercado.
Esta parte é bem complicada, pois não tem muitas coisas bacanas que são vendidas de pronta entrega.

6. Alimentação

Conforme citado na etapa de data e horário, a alimentação deve ser definida de acordo com o horário da festa.

Se a festa for feita em casa, deverá ter em conta a quantidade de salgados, doces... que deve preparar.

Quantidade de Alimentos (em primeiro lugar devemos considerar que a quantidade irá variar em função do horário da festa e dos convidados previstos).

Se a festa ocorrer no horário do almoço ou jantar, devem estar previstas 2 situações:

a) Oferecer uma refeição, em geral, uma massa com opção de molho ou duas massas cada uma com um molho diferente e uma salada simples e também salgados durante o resto da festa;
b) Oferecer salgados variados em quantidades maiores que o normal


Se a festa ocorrer à tarde:

a) Oferecer salgados variados.

Quantidades para cada ocasião:

Se a festa acontecer durante a semana, provavelmente o número de adultos será menor. Já no final de semana, deverão comparecer um maior número de adultos.

Festa à tarde:

CRIANÇAS:
5 salgados
2 doces
4 copos pequenos de refrigerante

ADULTOS:
6 salgados
3 doces
5 copos pequenos de refrigerante

Festa em horário de refeição:

CRIANÇAS:
1 prato de massa ou outro
3 salgados
2 doces
4 copos pequenos de refrigerante

ADULTOS:
1,5 pratos de massa ou outro
4 salgados
3 doces
5 copos pequenos de refrigerante
Quantidade de opções de salgados: 4 a 6
Quantidade de opções de doces: 3 a 4
Quantidade de opções de bebidas: 3 (2 refrigerantes e água)


Se optar por um buffet infantil, deverá apenas definir o cardápio não se preocupando com as quantidades.

O bolo e os doces são componentes de destaque da festa. Além de saborosos, devem ser bonitos e/ou criativos. Existem muitas pessoas ou pastelarias que fazem doces modelados com os personagens do tema da festa. Da mesma forma, o bolo pode ser feito com formato ou até com uma foto relacionada ao tema.

7. Animação na festa

O tipo de Animação está diretamente relacionado com a idade dos convidados.
Por outro lado, é sempre importante ter música no evento, por forma a agradar especialmente as crianças mas também os adultos que lá possam estar.
Relativamente aos serviços que pode ter no Aniversário. Caso dos Mágicos, Palhaços, brinquedos Infláveis, Karaoke..., deverá ter sempre em conta o serviço face à idade do(a) aniversariante e com a média das idades dos convidados.
Por outro lado, se optar por um serviço de “Personagem”, verifique a possibilidade de relacionar este serviço com o tema da festa.
No caso dos Palhaços, também pode também ser possível planear brincadeiras e/ou histórias relacionadas com o tema da festa.


8. Plano Roteiro da Festa

A festa dura em média 4 a 5 horas. Considere que quase ninguém chega no horário marcado, com a exceção do tipo de festa realizada diretamente na escola.

A primeira etapa é a das brincadeiras se houverem monitores e/ou disponibilização dos brinquedos (Parques Infláveis, Jogos diversos, etc).

A próxima etapa será a da apresentação do teatro ou qualquer outro Serviço contratado (Palhaços, Mágicos....).
Por fim, a etapa dos “Parabéns”.

Depois desta etapa, os convidados começam a se despedir e aí, geralmente, faz-se a entrega da Lembrança e também o Agradecimento pela presença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário