segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Tutorial básico para Cosplay



Como muita gente me procura, perguntando coisas sobre cosplay, resolvi começar a escrever algumas dicas, para essa galera que está com dificuldade para começar a fazer o seu.

Escolhendo um personagem:

A escolha do personagem é um dos itens mais importantes, a minha recomendação é que você se identifique bastante com o personagem, e se você alem de se identificar, for fisicamente parecido, ai será melhor ainda, porque pode facilitar na sua produção, porque para se fazer um cosplay dá um certo trabalho, e se você fizer algo que você realmente não goste ou que a roupa não é agradável e você não se sentira, mas seguro não será algo bacana.

Pesquisa:

Após escolher o personagem, como em qualquer trabalho, chegou à hora da pesquisa. Pesquise o máximo de imagens que puder de referencia, existem vários sites de imagens, inclusive fotologs de cosplays para que você possa ver o trabalho de uma outra pessoa pronto.
Pesquise principalmente imagens do seu personagem de frente e costas, porque essa será muito útil na etapa da costura da roupa.



Uma Dica após você ter feito as pesquisas com as imagens, é sentar e listar tudo o que você vai precisar como os sapatos, as roupas e os acessórios, outra coisa que facilitara muito no seu trabalho é colocar detalhes na lista, como cores, informações de formas do botão, brinco, para que na hora que você for as compras você tenha todos esses detalhes em mãos.

Costureira:

Depois das listas prontas, chegou à hora de você ir atrás de uma costureira. a dica neste momento é perguntar as pessoas da sua cidade que já fizeram cosplays, se eles conhecem alguém e se eles poderiam te indicar algum profissional e o mais importante quando você for visita-la, alem de levar algumas imagens do personagem que você pesquisou , peça a ela para ver alguns dos trabalhos que ela já tenha feito, para que você não tenha surpresas ruins quando for buscar a roupa pronta.

Outra coisa importante será a escolha do tecido, vamos presumir que a costureira que você entrou, é muito boa, já fez varias roupas sociais, mas nunca fez um cosplay, seria importante você ter algum conhecimento sobre os tecidos, para quando você for combinar com ela, você encontre algo e caiba perfeitamente no seu projeto.


Breve descrição sobre os tecidos mais usados:

Oxford
Esse é o tecido dos Deuses, porque ele é baratinho em comparação com outros, dependendo de onde você mora você encontrara preços de cinco a oito reais o metro. Bom, ele é sem brilho, usado geralmente pra uniformes e trajes sociais. Apesar de esquentar um bocado dependendo da época do ano que você for usar o seu cosplay, a parte boa é que ele alem de ser barato ele não amassa muito quando dobrado e guardado em bolsas.

Vinil
É um tecido mais pesado que o Oxford, ele se parece um tipo de couro menos denso e mais brilhante, muito usado para bolsa, corpetes, botas e acessórios Visual Kei. Detalhe que não pode ser esquecido, esse tipo de tecido não estica.


Cetim
É um tecido bem macio e leve, fresquinho, bom para usar em partes do cosplay que devem esvoaçar. O único problema dele é que, em algumas ocasiões, a cor fica fora da original do personagem, pois o cetim tem um certo brilho perolado, reflete bastante a luz, é um tecido barato mais ao contrario do Oxford ele amassa facilmente, e ele desfia, não tente fazer algo e deixar sem barra, por exemplo, porque você pode acabar perdendo o cosplay facilmente.

Malha
É um tipo de tecido feito com fios entrelaçados que, por isso, é mais forte que os outros tipos de tecido, você mesmo deve ter um monte de roupas feitas com malha em sua casa, na duvida de como o tecido é pode perguntar para alguém na sua casa , que com certeza alguém ai saberá diferenciar a malha de outros tecidos. A parte que dificulta na compra da malha que é normalmente ela vendida por peso.


Courino
Ideal para fazer peças que originalmente são de couro, já que ele é bem mais pesado e difícil de costurar, pode separar algumas agulhas a mais, principalmente se você for tentar fazer a peça sozinho.


Veludo
Tecido relativamente caro, bonito e quente, ele é bem pesado, no estilo "camurça", meio peludinho. Cai bem em vestido do estilo Vitoriano, bem glamurosos e tem um aspecto e toque bem bonito.



Acessórios:

Os acessórios de cosplay, como espadas e báculos dão um toque muito especial e são essenciais para completar o seu trabalho.
Eles podem ser feitos por você mesmo com materiais que você tem em casa, comprados ou feitos sob medida. (em outro momento irei postar algumas dicas básicas de como faze-los).

No caso de katanas simples, você pode encontrar na Liberdade ou lojas japonesas da sua cidade mesmo. Caso queira algo mais complicado, como espadas gigantes e armaduras, você tem duas saídas:

Fazer você mesmo! De preferência com materiais que você acha em casa, como papelão, isopor, e.v.a.s., compensados etc.

Outra saída é recorrer a lojas especializadas e cosmakers.
Cabelo:

Essa parte é cruel, pois a gente sempre tem que mudar algo nele para se adequar ao personagem.
Chegou o momento de recorrer novamente até as imagens que você pesquisou no começo e se você tiver coragem e cabelo ir a uma boa cabeleireira.
Caso você necessite pintar os seus cabelos de uma cor diferenciada do habitual, existem varias tintas que não estragam no mercado, mas eu não sou uma pessoa certa para indicá-las, pois não costume pintar os cabelos.

Caso pintar não seja possível, a solução mais comum é usar perucas!
Elas podem ser encontradas desde em lojas especializadas no ramo até em diversas lojas de bijuterias.

Maquiagem:

Alguns personagens exigem maquiagem no rosto e corpo. Você pode procurar em lojas de cosméticos lápis coloridos próprios para o rosto e pedir ajuda de alguém pra te maquiar.
Existem também os pankakes, encontrados em várias cores, inclusive azul e verde. ( e são ótimos esses produtos), mas não se esqueça de adquirir também algum produto demaquilante, para você retirar a maquiagem no final do dia.

Breve mais dicas!!!

Um comentário:

  1. adorei o tutorial
    nao sei se voce ja tem esperiencia em blog mas esse ficou muito bem feito.(eu tbm escrevo um blog relativamente novo nesse mesmo assunto)
    meus parabens

    ResponderExcluir